Histórico da Tropa de Reforço

A Tropa de Reforço (TrRef) foi criada em 1957, mas só foi ativada em 1963, no Campo da Ilha do Governador, tendo como primeiro Comandante o Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) LINALDO DA SILVA BARROS. Ao ser ativada, era constituída pelas Companhias de Comando e Serviços e de Reconhecimento e pela Bateria de Canhões Automáticos Antiaéreos.


Em 1971, comandado por Contra-Almirante, o Comando de Reforço, sua nova designação, foi transferido para o município de São Gonçalo, atual sede, ocupando as instalações do então Destacamento Especial da Ilha das Flores, origem do Batalhão Paissandu. Naquela oportunidade era constituído pelas seguintes Unidades: Batalhão de Comando do Comando de Reforço, formado pelas três Unidades anteriormente citadas; Batalhão de Engenharia; Batalhão de Manutenção e Abastecimento; Batalhão de Transporte Motorizado; e Batalhão de Operações Especiais (Batalhão Tonelero).


Em 22 de abril de 1981, o Comando de Reforço passou a chamar-se novamente Tropa de Reforço, mantendo a mesma estrutura anterior, que seria alterada em 1985, quando o Batalhão de Transporte Motorizado foi transformado no Batalhão de Viaturas Anfíbias, tendo em vista o recebimento dos carros lagarta anfíbios (CLAnf), e em 1995, quando o Batalhão Tonelero passou à subordinação da Força de Fuzileiros da Esquadra.


Em 2010, estabeleceu-se a organização, com as seguintes Unidades: Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, Unidade Médica Expedicionária da Marinha, Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, Batalhão de Viaturas Anfíbias, Companhia de Apoio ao Desembarque e Companhia de Polícia.


As modificações ocorridas não se limitaram à sua denominação. O recebimento de novos meios e a natural evolução doutrinária do CFN causaram alterações na organização e na missão das Unidades subordinadas.


Em 2021, estabeleceu-se a atual organização, com as seguintes Unidades:


- Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais;
- Batalhão de Viaturas Anfíbias;
- Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais;
- Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica;
- Unidade Médica Expedicionária da Marinha;
- Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores; e
- Companhia de Polícia.


O Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais e o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais estão localizados no Complexo Naval do Rio Meriti, em Duque de Caxias-RJ, e as demais Unidades estão sediadas na Ilha das Flores.


Com mais de meio século de existência, a Tropa de Reforço passou por várias transformações organizacionais, mas mantém inalterada a sua principal tarefa – prover destacamentos especializados aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais – e sua vocação, a Logística.